Tricologia Médica

Tudo o que você precisa saber sobre Tricologia

O que é? 

A tricologia é a área da medicina que estuda os fios de cabelo, o couro cabeludo e os pelos. A tricologia abrange o diagnóstico e tratamento dos distúrbios que afetam essas estruturas, como queda e quebra dos fios, inflamações, infecções e doenças do couro cabeludo.

Como age?

O especialista em tricologia médica atua tanto clínica, quanto cirurgicamente a depender do caso de cada paciente. O diagnóstico sobre a patologia de couro cabeludo, envolve consulta médica dirigida, associada ao exame de tricoscopia digital, realizado pelo profissional médico no consultório, associado a exames laboratoriais, para abranger as múltiplas causas de alopecias ou, outras patologias de couro cabeludo.

O que trata?

  • Alopecia Androgenética Masculina e Feminina
  • Alopecia Areata
  • Alopecia por tração
  • Alopecia Frontal Fibrosante
  • Eflúvio telógeno
  • Eflúvio telógeno pós COVID-19
  • Nutrição capilar
  • Distúrbios nutricionais associados a queda de cabelo.
  • Distúrbios de crescimento de barba.

Resultados:

O resultado varia de acordo com a causa e o diagnóstico de cada paciente. Havendo assim, um tratamento e um número de sessões isolados caso a caso que será avaliado e definido após avaliação do profissional médico. O mínimo indicado são 5 sessões para que ocorra uma reconstrução capilar significativa.

Recomendações:

É recomendado para todos os pacientes que possuem queda capilar anormal, ou graus de calvície avançada, que gere um desconforto para autoestima daquele indivíduo. Recomenda-se que no dia do procedimento ambulatorial, o paciente vá com os cabelos lavados e secos.

Indicações:

Todos os pacientes tanto homem como mulheres, que possuem qualquer tipo de queda capilar que gere desconforto, tanto na autoestima, quanto na rarefação de couro cabeludo. Podendo ser corrigido com tratamento clínicos com medicações de uso tópico, injetáveis e até mesmo cirurgia de transplante capilar para casos indicados.

É necessária avaliação presencial com o profissional médico para estabelecer a melhor forma de tratamento e seguimento.

Contraindicações:

Todo paciente que possui queda capilar é eleito ao tratamento tanto clínico sem contraindicações, porém, cada caso é avaliado isoladamente afim de estabelecer a melhor forma de tratamento, que acarretará em um melhor resultado. 

O que poderá contraindicar o tratamento, seria algum tipo de alergia sobre os componentes utilizados, que será totalmente esclarecido durante a consulta e avaliação clínica realizada previamente antes de qualquer procedimento realizado.

Agende uma avaliação personalizada: 17 98225-8347